segunda-feira, 25 de maio de 2015

Oi? Como? Onde? O que?

Oies... tudo bem por ai?
Aqui tudo bem!!!

Hoje vou falar de um problema que não sabia que afetava as grávidas, a falta de memória...
Gente tô esquecendo tudooooo...

Como pode? Estou num cômodo da casa, vou pro outro e já não lembro mais o que fui fazer... O pior é que estou ficando com a memória afetada desde o inicio da gravidez, mas agora só está piorando, li que pode ser comum piorar mais no final da gestação. To perdida!

No trabalho eu esqueço tudo, e pior, levo bronca por conta disso, tá difícil...

Conversando com algumas pessoas e falaram que é normal, andei lendo algumas coisas na internet e vi que é normal, mas mesmo assim tem horas que é uma sensação terrível, tentar lembrar de algo e não conseguir.


Vocês já tinham ouvido falar disso?
As gravidinhas e mamães, já passaram por isso?


Algumas matérias na internet falando a respeito:

A desatenção e o esquecimento são muito comuns durante a gravidez e não se configuram como um problema médico, embora possam ter origem física. Há até pesquisas que sugerem que o tamanho do cérebro da mulher pode ficar alterado no período da gestação.
Em um desses estudos, um psicólogo da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação - elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração, e perdem um pouco da capacidade de reter novas informações. Uma outra pesquisa indicou, contudo, que ratas fêmeas que eram mães aprendiam mais rápido e tinham melhor capacidade de resolver problemas do que ratas virgens. Isso quer dizer que, no longo prazo, você sai no lucro!
Não se deve subestimar também que o esquecimento pode ter suas raízes na expectativa que você sente em relação às enormes mudanças de vida que estão por vir. Isso sem contar tudo de prático que uma futura mamãe tem que organizar antes do nascimento do bebê, que já seriam suficientes para ocupar a cabeça de qualquer pessoa.

“Alguns estudos mostram que as grávidas no fim da gestação têm a memória curta mais comprometida do que as que estão no início da gravidez”, diz o obstetra. O motivo seria a dificuldade em encontrar uma boa posição para dormir, a sensação de estômago apertado e a respiração mais curta após o sétimo mês. Esses desconfortos, somados ainda à ansiedade para o nascimento do filho, fazem com que a mulher fique mais estressada, o que compromete a sua memória.

A ginecologista e diretora do Centro de Endometriose São Paulo, Rosa Neme, explicou a causa no período de gestação. “Isto pode acontecer por um efeito do hormônio progesterona (o hormônio produzido em grande quantidade na gravidez) e que pode provocar uma dilatação dos vasos cerebrais ocasionando a perda de memória. A progesterona deixa a mulher com um reflexo mais lento, com dificuldade de raciocínio lógico em curto espaço de tempo e dificuldade de se lembrar de alguns fatos”, disse.


Bjos e boa semana!!!

14 comentários:

  1. Oi Ly

    É normal mesmo, eu também esqueço bastante, mesmo no começo.
    Quando o povo no trabalho vem me pedir qualquer coisa eu já digo que não lembro nem do meu nome, e que ne passem por email.
    No email me tenho a minha organização da seguinte maneira: o que está na caixa de entrada significa que ainda não trarei. Eu só arquivo depois de resolvido.
    E pra não perder os prazos, coloco tudo no calendário do outlook pra me avisar.
    É complicado, mas depois (bemmmmm depois) volta ao normal. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem o nome foi boa rsrsrs...
      Mas eu faço isso, deixo emails na caixa de entrada que são os pra resolver, mas até ai tudo bem... o problema é que cuido de tanta coisa no trabalho que acabo não anotando uma ou outra e pronto, já esqueço...
      Mas que bom que volta viu, se não tava perdida rsrs...

      Excluir
  2. Oi Ly.... tbm li sobre isso algumas vezes... e com certeza eu estou tendo esses "sintomas"... as vezes até no meio de uma frase eu esqueço o que tava falando... esqueço o que tinha que fazer num piscar de olhos, até mesmo as vezes quando vo anotar pra não esquecer eu esqueço o que tinha que anotar...kkkkk eu mesmo dou risada sozinha.... pra mim estudar então pras provas da facul esse semestre? leio, releio e depois esqueço quase tudo kkkkk quero nem ver as médias.... que não demore muito para voltar ao normal depois do parto.... se não aiaiaiai quero nem ver... hehehe Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, se eu estudasse acho que não daria conta rsrs...
      Meu marido fala que o Davi vai ser bom de memória porque tá "roubando" toda a minha rsrs...

      Bjos!

      Excluir
  3. Oi!!
    Td bom?! Tô sempre por aqui, mas quase nucna comento. Então, comigo tb foi assim. Fiquei completamente desmemoriada, rss. Não me lembrava das coisas básicas. Como vc mesmo falou, em uma fração de segundos, já esquecia das coias, rss. Pense que será temporário, rss. E que depois vc voltará ao normal.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania, bem vinda!!!
      Isso mesmo, a gente esquece coisas básicas, do dia a dia rsrs...
      Que volte logo rsrs...

      Bjos!! Volte sempre

      Excluir
  4. Estou na mesma situação que a sua Ly e olha que estou bem no comecinho da gravidez... só que além da memória reduzida estou com o raciocínio lento também.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ly, e vc viu que a tendencia é piorar? kkk, estamos perdidas!!!

      A minha última, ontem fui num aniversário e esqueci de levar o presente, ai tive que voltar em casa buscar, sorte que era perto pq era de criança, imagina que dó rsrs...

      Bjos!!

      Excluir
  5. Hehe já tinha ouvido falar nisso. =D

    mom
    http://aguardandodestino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O BabyCenter disse que é normal e eu acatei - pq olha, conforme as semanas passam, pior fica. Estou com 26 e realmente, me sinto cada vez mais distraída, esquecendo as coisas, cometendo gafes...graças a Deus sempre fui de anotar, mesmo tendo uma super memória, e agora não está sendo diferente - sofro menos no trabalho com os esquecimentos e, em casa, dá pra passar, hahahaah.

    Será que assim que eles nascerem volta?!

    Bjo grande.
    D.

    desejodebebe.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa D. ainda bem que é normal, pq olha, tá difícil rsrs...

      Eu li tbm pode ser que não volte assim que o bebê nascer mas ela vai voltando aos poucos. Ufa rsrs!!!

      Bjs!!

      Excluir
  7. Chega a ser engraçado essa situação, tem gente q pensa q é frescura mas existem estudos que comprovam realmente a falta de memória em mulheres durante a gestação..

    Mas logo logo passa e tudo volta ao normal hahaha ainda bem né

    Beijão Ly

    http://cheirodemilagre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é frescura messsmo viu... é muito ruim, por sinal...

      É, ainda bem que é temporário rsrs...

      Bjos!!

      Excluir

Obrigada pela visita...
Deixe seu comentário que em breve responderei... e volte sempre!!!